sexta-feira, 31 de maio de 2013

Almôndegas à minha moda

Assistir a vários programas de culinária tem seus prós e contras. Você coleciona dicas maravilhosas, aprende mais sobre comida, se sente motivada a preparar receitas diferentes, etc. Por outro lado, quando eu vejo alguma receita que me chama a atenção, quero prepará-la imediatamente! E a lista só tende a crescer, crescer...

Assistindo ao maravilhoso Ultimate Cookery Course do Gordon Ramsay, me senti inspirada para fazer estas almôndegas. Não é uma receita adaptada. Utilizei minha intuição  e conhecimentos adquiridos também nos programas de culinária. Mais um ponto pra eles!


Almôndegas à minha moda
Rende 12 porções

Ingredientes:
- 300 gramas de carne moída duas vezes (usei acém)
- 1/2 cebola ralada
- 1 dente de alho picadinho
- 3 colheres de sopa de bacon picadinho
- 1 ovo batido ligeiramente com um garfo
- 1/2 xícara de farelo de pão (usei pão integral)
- 3 colheres de sopa de salsinha picadinha 
- Queijo ralado a gosto (usei muçarela)
- Azeite, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Pré-aqueça ao forno a 180C°. Em uma panela, frite o bacon até dourar. Não é necessário acrescentar óleo. Junte a cebola e quando estiver transparente, adicione o alho somente até ficar macio. Deite os temperos em um papel toalha para retirar o excesso de óleo. Reserve.

Em uma tigela, coloque a carne, tempere com sal e pimenta, junte os temperos fritos e os demais ingredientes com exceção do azeite. Misture até ficar homogêneo. Com as mãos molhadas, faça bolinhas do tamanho desejado (eu prefiro médias) e reserve.

Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e sele as almôndegas, ou seja, frite aproximadamente 1 minuto de cada lado, apenas para dourar - você pode pular esta etapa, mas as almôndegas não vão ficar com uma crosta crocante.

Cubra um refratário com molho de tomate  (receita abaixo) e deite as almôndegas. Cubra com queijo ralado e deixe no forno até que o queijo derreta e as almôndegas fiquem firmes - de 10 a 15 minutos.

Meu molho de tomate caseiro 

Ingredientes:
- 1/2 Kg de tomates com pele e sementes (retire-as se desejar)
- Sal, pimenta do reino moída na hora e azeite a gosto
- 1 pitada generosa de açúcar
- Manjericão ou tomilho a gosto
- 4 dentes de alho com casca

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 200 C°. Lave os tomates e corte-os em 4 partes. Disponha-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e tempere com sal, um fio de azeite e a pitada de açúcar. Adicione o tomilho ou o manjericão e os 4 dentes de alho - espalhe bem por toda a assadeira. Asse por 15 minutos, vire os tomates e asse por mais 15 minutos.

Retire os tomates da assadeira e espere esfriar. Descarte os temperos e liquidifique ou use  um mixer. Verifique e acerte o tempero caso necessário. Utilize como desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário