sábado, 18 de maio de 2013

Creme de abóbora e o post inaugural

Depois de alguns testes enfim criei um blog pra chamar de meu. Um blog simples, assim como a comida que será apresentada aqui. Inspirado por uma das minhas chefs preferidas, a Donna Hay, este espaço terá receitas caseiras práticas, econômicas e saudáveis. Estou reeducando a maneira de me alimentar e adaptando receitas para o meu novo estilo de vida. Os cremes, sopas e caldos se tornaram os meus queridinhos - são rápidos de fazer e muito nutritivos. 

A abóbora é um fruto rico em vitamina A, mas também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Possui poucas calorias e é de fácil digestão. É um ingrediente versátil que não pode faltar na minha cozinha. Hoje a apresento em versão creme, mas pode ser usada para fazer muffins, purê, pães, bolos, refogados, saladas, etc. Ah, e suas sementes quando  lavadas e temperadas com sal e azeite e assadas em forno pré-aquecido, viram um delicioso aperitivo.



Creme de abóbora
Serve 2 pessoas

Ingredientes:
- 2 xícaras de abóbora sem casca cortada em cubos médios;
- Sal, azeite, sálvia ou tomilho e pimenta do reino a gosto;
- 2 dentes de alho com casca;
- 1/2 cebola pequena ralada;
- 1 colher de sopa de extrato de tomate;
- 1 colher de chá de açafrão/cúrcuma (opcional);
- 2 colheres de sopa de creme de leite sem soro (pode ser o fresco, usei o de caixinha);
- 2 xícaras de caldo de legumes (usei o caseiro.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180C°.Em uma assadeira forrada com papel vegetal, despeje os cubos de abóbora, adicione o alho, tempere com a sálvia ou tomilho, sal, pimenta do reino e regue com o azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 min., ou até que a abóbora esteja macia.

Refogue o azeite e a cebola até ficar transparente. Junte o açafrão e misture um pouco mais. Adicione os cubos de abóbora e o extrato de tomate e misture amassando a abóbora. Não amasse muito.Junte o caldo de legumes, misture e deixe ferver em fogo baixo.

Liquidifique (ou use um mixer) a mistura e retorne-a para a panela. Adicione o creme de leite até obter a consistência desejada.Sirva quente com croutons e pimenta do reino moída na hora.

Observações:
Eu utilizo uma assadeira forrada com papel manteiga pra facilitar a limpeza e quando estou com preguiça, asso a abóbora com casca e a retiro depois;Não tinha tomilho nem sálvia, usei salsinha desidratada.

Fonte das informações sobre a abóbora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário