quarta-feira, 22 de maio de 2013

Creme de lentilhas e meu vício em programas de culinária

Sou completamente viciada em programas de culinária. Não me lembro como começou, mas quando percebi, o HD do meu notebook estava lotado - porque além de assistir nos canais de TV a cabo, baixo arquivos pela internet. 

Para que os arquivos não acumulem mais no HD, assisto todos os episódios do mesmo programa assim que termino de baixá-lo e anoto dicas e receitas que me interessaram - geralmente o faço à noite, depois que chego do trabalho ou nos fins de semana. Depois de assistir, gravo os arquivos em DVD e os deleto do HD.

Recentemente baixei todas as temporadas do French Food at Home da chef canadense Laura Calder. Comecei assistindo a 3ª temporada (porque terminou de baixar primeiro) e me identifiquei bastante com o 3º episódio - Thrifty (econômico). Neste episódio ela ensina receitas simples e deliciosas feitas com ingredientes baratos. Como não amar?

Eu me inspirei na receita do creme de lentilhas dela e criei a minha - estou de dieta e evitando embutidos e não tinha nenhuma cenoura em casa, por isso a substitui por um talo de salsão. O resultado foi aprovadíssimo.




Creme de lentilhas
Adaptado desta receita
Serve 2 pessoas 

Ingredientes:
- 1 xícara de lentilhas;
- 1 dente de alho pequeno sem casca;
- 1/2 cebola pequena cortada em cubos;
- 1/2 talo pequeno de salsão;
- 1 folha de louro;
- 1 pedaço pequeno de bacon;
- 2 xícaras de caldo de legumes (usei o caseiro);
Sal a gosto.

Modo de preparo:
Deixe as lentilhas de molho na água por no mínimo 20 min. Escorra a água e coloque as lentilhas, os temperos (exceto o sal), o bacon e o caldo de legumes em uma panela. Deixe ferver em fogo baixo. O caldo irá reduzir e as lentilhas vão ficar macias depois de 20 min. 

Retire as folhas de louro, o alho, o bacon e o salsão. Liquidifique (ou use um mixer) a mistura com 1/2 xícara de água (ou mais se desejar um creme menos espesso) e sal. Verifique o tempero. Retorne o creme para a panela apenas para aquecer. Sirva em seguida com pimenta do reino moída na hora.

Obs.: para a versão vegetariana, retire o bacon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário