terça-feira, 28 de maio de 2013

Estrogonofe de abobrinha - por uma dieta com menos consumo de carne animal

Desde que conheci este blog, estou diminuindo a quantidade de carne animal na minha dieta. Eu era carnívora assumida e pensava que deixar de comer quaisquer tipos de carne, mesmo que fosse apenas um dia da semana, seria um sacrifício muito grande - mas não é. Conseguir manter uma dieta saudável, cortar o açúcar, deixar de fumar ou beber, requer apenas força de vontade e esforço. 

Comecei aderindo a campanha Segunda sem Carne e hoje consigo facilmente não comer nenhum tipo de carne animal por 3 ou 4 dias na semana. Não estou me referindo somente à refeições veganas - também tento incluí-las no meu cardápio, mas também à refeições ovolactovegetarianas, onde há o consumo de ovos e laticínios.

Fiz esse prato para o almoço de hoje e me surpreendi com o sabor. Eu gosto do estrogonofe bem cremoso, mas se você preferir um creme menos consistente, utilize mais água. Se não gostar de abobrinha, pode substituí-la por berinjela - só diminua o tempo de cozimento.


Estrogonofe de abobrinha
Rende 2 porções

Ingredientes:
- 1 1/2 xícara de abobrinha com casca cortada em cubos
- Azeite, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
- 1/2 cebola pequena
- 1 colher de chá de extrato de tomate
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de sopa de leite
- 1/2 colher de chá de amido de milho
- 100 gramas de creme de leite de caixinha

Modo de preparo
Doure a cebola com o azeite até ficar transparente. Junte a abobrinha, tempere com a pimenta do reino e o sal e refogue por alguns minutos, sempre em fogo baixo. Junte o extrato de tomate e a água e deixe apurar até a abobrinha ficar macia. 

Acrescente o creme de leite e o amido de milho misturado com o leite. Misture até ficar cremoso e sirva em seguida acompanhado de arroz branco ou integral e batata palha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário