quinta-feira, 13 de junho de 2013

Couscous marroquino - almoço em 10 minutos, literalmente!

Estou aprendendo a sair da rotina do arroz e feijão e pra mim é muito fácil pois eu gosto de experimentar ingredientes novos e porque enriquece a dieta. Tenho consciência de que para a maioria das pessoas certamente não é, por acomodação, preço ou gosto. Comprei o meu couscous da marca Ferrero nas Casas Pedro e paguei R$8,90 por 500g - carinho sim, mas rende muito, é versátil e super prático! Levei 10 minutos para preparar o almoço de hoje, que marravilha! Rs
No site da marca tem várias receitas e dicas, além de livros de receitas grátis em formato PDF para baixar.


Couscous marroquino
Adaptada daqui

Ingredientes:
- 1 xícara de chá de couscous
- 1 xícara de chá de caldo de legumes (precisa estar aquecido)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher de sopa de azeite 
- 2 colheres de sopa de uvas passas (usei as claras)

- 1 cenoura pequena cortada em rodelas finas e depois cortada pela metade
- 2 colheres de sopa de manteiga ou azeite
- 1/2 cebola pequena cortada em rodelas finas
- 1/2 colher de chá de cominho em pó
- Pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Para o couscous: coloque o couscous em uma tigela e regue com o caldo aquecido. Cubra com um pano por 5 minutos. Descubra e tempere com o azeite, o sal, a pimenta e as uvas passas. Mexa com um garfo e reserve.
Para o refogado de cenoura: coloque a mentaiga em uma panela em fogo baixo e junte a cebola até caramelizar ou ficar bem douradinha. Junte a cenoura e os temperos e misture. Deixe refogar até a cenoura ficar macia, por volta de 3-4 minutos.
Misture o refogado de cenoura ao couscous e sirva.



5 comentários:

  1. Oba, que legal que deu certo! É uma delícia, né?

    Eu também estou aprendendo a variar o arroz e feijão: adoro polenta, lentilha e também tenho feito grão-de-bico de vez em quando.

    ResponderExcluir
  2. Sim, uma delícia. Só fico pensando em quanto tempo eu perdi comendo tanto arroz! Rs Todos os ingredientes que você citou já estão na minha lista, bora pra cozinha!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jessica,
    Aqui em casa somos super fãs de cuscuz também de couscous, é ótimo pelo sabor, nutrientes e pela praticidade.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia! Vou tentar fazer com que o pessoal aqui em casa também se acostume - eles são muito tradicionais. Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi Jessica, eu adoro couscous com qualquer coisa!! é bem prático mesmo!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir