terça-feira, 4 de junho de 2013

Mini tortas de maçã e inspiração para cozinhar

As fontes para me inspirar a cozinhar são infinitas, mas geralmente faço as receitas dos blogs que me inspiram, dos livros que eu compro (depois de muito pesquisar o conteúdo) e dos programas de culinária que assisto.

Todos os dias encontro muitos blogs legais de culinária, mas os blogs que realmente me inspiram são poucos e alguns deles estão nos links aqui do blog. Visito estes blogs diariamente e a sensação que eu tenho é que sou amiga íntima do autor/autora, mesmo que ela/ela não me conheça.

A receita de hoje é de um desses blogs que ficamos sem palavras quando visitamos. O cuidado e o carinho com que a Patricia tira lindas fotos e maneira bem humorada que ela escreve seus posts, me deixam sempre ansiosa pela próxima receita - que com certeza vou querer fazer o mais rápido possível. E foi exatamente assim que me senti quando vi essas lindas tortinhas. Não sei o porquê, mas acho que a comida mini é tão mais bonita, mais apetitosa...



Mini tortas de maçã
Adaptadas daqui
Rende 8 porções

Ingredientes da massa:
- 300 gramas de farinha de trigo integral
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 170 gramas de manteiga sem sal gelada em cubinhos
- Água gelada o quanto baste

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes, com exceção da massa, em um processador e bata até ficar homogêneo (parecendo uma farofa grossa). Junte a água aos poucos até formar uma massa uniforme. Enrole em um papel filme e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos.
Obs.: pode ser feito à mão.

Ingredientes do recheio:
- 4 maçãs médias - usei gala
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 5 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de amido de milho misturado em 1 colher de sopa de água
- 1 gema levemente batida com um garfo
- Açúcar cristal para polvilhar

Modo de preparo:
Descasque as maçãs e corte-as em cubos pequenos. Em uma panela, derreta a manteiga e junte as maçãs, o açúcar mascavo e a canela, misture e deixe cozinhar em fogo baixo até que as maçãs fiquem macias. Junte o amido de milho e mexa até ficar cremoso. Deixe esfriar.

Montagem das tortinhas:
Pré-aqueça o forno a 180 Cº.  Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga e forre o fundo e as laterais das forminhas deixando uma pequena sobra de massa. Preencha com o recheio e tampe com um círculo de massa, retirando os excessos.
Pincele a gema na massa e polvilhe com o açúcar cristal - ele ajuda a crosta a ficar crocante. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que as torinhas fiquem douradas.


2 comentários:

  1. Obrigada pelas palavras tão doces! Que bom saber que a receita dá certo com farinha integral - suas tortinhas ficaram lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pela gentileza de fazer uma visita! Abraços.

      Excluir