terça-feira, 11 de junho de 2013

Muffins de abóbora

Posso afirmar com certeza que um dos meus ingredientes favoritos é a abóbora - já postei três receitas no blog com essa delícia e muitas outras virão. Tenho pensado muito mais em comida do que de costume, não sei se isso se deve ao fato de eu estar planejando mais as minhas refeições, excluindo certos tipos de alimentos da minha alimentação e incluindo outros, como é o caso das especiarias. Estou ansiosa a espera de um livro que comprei na última sexta-feira onde elas são o tema principal. 
Quando encontrei a receita deste muffin pensei: como não tive esta ideia antes? Estamos acostumados com o bolo de cenoura e esquecemos de outras infinitas possibilidades. Certamente repetirei esta receita muitas e muitas vezes, virou um favorito - além de gostoso e saudável, é facílimo de fazer. 


Muffins de abóbora
Adaptados daqui
Rende 12 muffins

Ingredientes:
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo (pode ser integral)
- 1 pitada generosa de sal
- 1/2 xícara de açúcar mascavo 
- 1/2 xícara de açúcar refinado 
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de purê de abóbora (sem tempero, prefira fazer com a abóbora assada)
- 1/3 xícara de manteiga sem sal derretida
- 2 ovos levemente batidos (usei caipiras)
- 1/4 xícara de água
- 1/2 colher de chá de noz moscada ralada na hora
- 1/2 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de gengibre ralado
- 3 colheres de sopa de passas brancas (ou nozes, ou passas pretas ou gengibre cristalizado)

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 200 C°. Em uma vasilha, peneire juntos a farinha, o sal, os açúcares e o bicarbonato de sódio e misture.
Em outra vasilha, junte os demais ingredientes e misture até ficar homogêneo. Junte as duas misturas até incorporar bem e preencha as formas de muffins - não preencha até a borda pois a massa cresce. 
Asse por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, este saia limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário