quinta-feira, 20 de junho de 2013

Risoto de cogumelos secos

Não tenho uma foto melhor do meu almoço de hoje porque esqueci de arrumar a mesa antes de começar a preparar o risoto e quando ele ficou pronto e eu polvilhei o queijo ralado por cima para finalizar, o aroma estava tão bom e o aspecto tão delicioso que não me contive e devorei o prato logo em seguida. Será que os convenci de reproduzir a receita? Rs.


Risoto de cogumelos secos
Rende 2 porções

Ingredientes:
- 1/2 xícara de cogumelos secos
- 1 xícara de água quente ou caldo de legumes quente
- Caldo de legumes quente o quanto baste (utilizei 3 xícaras)
- 1/2 cebola em cubinhos
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Azeite, sal e pimenta do reino moída na hora
- 1/2 xícara de arroz arbóreo (não lave!)
- Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:
Hidrate os cogumelos na água/caldo quente por 30 minutos, escorra a água e reserve. Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de manteiga, azeite a gosto e junte a cebola até ficar transparente. Junte o cogumelo já hidratado e refogue um pouco. Junte o arroz e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe refogar até os grãos do arroz ficarem brilhosos. 

Junte uma concha do caldo e misture. Quando o caldo estiver quase secando, junte mais uma concha e repita o processo até que o arroz fique al dente, aproximadamente 15 minutos. Junte a colher restante de manteiga e misture apenas para incorporar. Sirva em seguida com queijo parmesão ralado na hora a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário