segunda-feira, 3 de junho de 2013

Segunda sem carne: bolinhos de arroz integral, couve refogada e salada de repolho


Eu aderi a campanha Segunda sem Carne há 2 meses e os resultados foram tão bons que eu vou começar a fazer refeições vegetarianas de segunda a sexta e consumir carne animal somente nos fins de semana. 

Ontem completei 60 dias de dieta + exercícios e perdi 8 Kg. Estou muito feliz com essa conquista, pois minha meta inicial era perder 15 Kg até setembro. Minha nova meta mudou e para que eu consiga atingi-la, vou aumentar a intensidade dos exercícios e mudar a minha dieta - tudo com acompanhamento médico, que fique bem claro rs

Uma refeição vegetariana completa deve ter uma porção de leguminosas (feijões, grão de bico, soja, ervilha, lentilha), outra de cereais (arroz, macarrão, quinoa, trigo) e outra de legumes e verduras, como mostra a imagem abaixo:



O menu do dia foi: caldinho de feijão preto + bolinhos de arroz integral + salada de alface com gergelim branco + salada de repolho. 

Bolinhos de arroz integral

Ingredientes:
- 1 xícara de arroz integral cozido 
- 3 colheres de sopa de cenoura cozida em cubinhos (opcional)
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 ovo grande ou 2 pequenos levemente batidos com um garfo
- 3 colheres de sopa de queijo ralado - usei muçarela
- Salsinha, pimenta do reino moída na hora e sal a gosto
- Óleo de milho/canola ou girassol para fritar

Modo de preparo:
Em uma tigela misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Use duas colheres para dar forma aos bolinhos e frite-os em óleo até dourarem. Escorra em papel toalha. 
Obs.: os bolinhos podem ser assados, mas como eu estava com pressa preferi fritá-los.

Salada de repolho

Ingredientes:
- 2 xícaras de repolho cortado
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 1/2 cebola cortada em tiras finas
- Azeite e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo:
Doure as tiras de cebola no azeite e quando estiverem transparentes junte o repolho, a pimenta e o shoyu. Refogue até cozinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário