segunda-feira, 24 de junho de 2013

Segunda sem carne: quiche de abobrinha com massa integral

Todos nós temos uma comida favorita e a minha definitivamente é quiche. Segundo a definição do dicionário, a quiche é uma torta aberta feita com massa amanteigada e recheio cremoso à base de ovos. A minha versão é com massa integral e recheio de abobrinha, tomate cereja e tomilho. E ela ficou amarelinha assim porque usei o maravilhoso ovo caipira <3 font="">


Quiche de abobrinha com massa integral
Rende 8 fatias (forma de 15 cm)


Para a massa básica da quiche, pulse 200 gramas de farinha de trigo integral com 100 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente e 1/2 colher de chá de sal. Quando formar uma farofinha, junte 2 colheres de sopa de leite desnatado frio e pulse até formar uma massa. Faça uma bola, embrulhe em papel filme e deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos.

Para o recheio, frite 1/2 cebola pequena em fatias finas e quando dourar junte 1/2 abobrinha grande cortada em rodelas ou meia lua, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até ficar macia. Em uma tigela, junte 1 ovo, 1/2 caixinha de creme de leite, 2 colheres de sopa de leite desnatado, queijo ralado a gosto (usei parmesão) saltomilho desidratado e pimenta do reino moída na hora a gosto e misture até ficar  um creme homogêneo.

Para a montagem, corte 3 tomates-cereja e reserve. Retire a massa da geladeira, abra-a entre 2 folhas de papel-manteiga e cubra a forma - não deixe a massa muito grossa. Coloque o refogado de abobrinha, arrume os tomates-cereja e despeje o creme. Leve ao forno pré-assado por 30 minutos, ou até dourar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário