quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tomate recheado com proteína de soja

Cheguei da academia e fui direto pra cozinha - precisava hidratar a proteína texturizada de soja para fazer meu almoço. Comi este ingrediente poucas vezes em restaurantes vegetarianos e lembro de a experiência não ter sido muito agradável - parecia que eu estava comendo borracha. Lendo sobre os muitos benefícios do alimento, precisava desfazer as primeiras más impressões que tinha e decidi comprar a PTS, como ela é popularmente conhecida. Procurei nos meus blogs favoritos alguma receita rápida e fácil e encontrei esta. Melhor impossível!


Tomate recheado com proteína de soja
Inspirada nesta receita
Rende 1 porção

Ingredientes:
- 1 tomate grande 
- Sal, pimenta do reino moída na hora e azeite a gosto
- 1/2 xícara de PTS
- 1 xícara de caldo de legumes
- 1/4 de cebola pequena
- 1/2 colher de chá de páprica picante
- 2 colheres de sopa de azeitonas sem caroço picadas (usei as verdes)
- Salsinha picada a gosto
- Folhas de manjericão a gosto
- Queijo minas amassado com um garfo a gosto

Modo de preparo:
Coloque a proteína de soja em uma tigela e cubra com o caldo de legumes. Deixe hidratar por no mínimo 20 minutos e depois retire o excesso do caldo - usei uma peneira.

Lave o tomate e corte uma tampinha. Retire todo o miolo, tempere o interior com sal e pimenta do reino e disponha-o em um refratário untado com papel manteiga.

Pré-aqueça o forno a 200 C°. Leve uma panela ao fogo baixo e doure a cebola num fio de azeite. Junte a PTS, a salsinha e as azeitonas e tempere com sal, pimenta e a páprica. Deixe apurar por  2 minutos e desligue o fogo.

Recheie o tomate com o refogado de PTS e cubra com queijo minas amassado, folhas de manjericão e regue com azeite. Asse por 25 minutos ou até que o tomate fique bem macio - a pele vai começar a soltar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário